Documentação para seu Empréstimo com Imóvel em Garantia

Veja toda documentação necessária para contratar seu Empréstimo com Imóvel em Garantia, é fácil e sem burocracia, a HomeCredi presta assessoria completa para você!
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Algumas perguntas são feitas no inicio da análise de crédito e é muito importante que todas as resposta estejam extremamente claras e detalhadas pois elas serão a base do seu processo de crédito.

Qual o Valor do Empréstimo que você precisa?  - Os bancos precisam saber exatamente o quanto precisa, não adiante precisar de R$ 100.000,00 de crédito e pedir R$ 50.000,00 por medo de não ser aprovado, seja transparente para ter uma boa avaliação.


Qual o valor do seu Imóvel?  - Não chute um valor! Se não souber pesquise em sites da internet quanto vale seu imóvel, ou melhor ainda, se possível visite uma imobiliária e questione um corretor sobre o valor de imóveis semelhantes ao seu no mesmo bairro.

O Imóvel está em seu nome? Você possui Matricula do mesmo? – Se não souber responder esta pergunta a HomeCredi lhe ajuda, basta enviar a cópia de todos os documentos que possui do seu imóvel para avaliarmos e entendermos qual é a situação real dos documentos do seu imóvel. Documentação de imóvel é realmente complexa para quem nunca precisou analisa-las.

Que tipo de Imóvel você possui (casa, apartamento)?  - Os diferentes bancos que operam o Empréstimo com Garantia no Brasil têm diferentes processos de crédito para alguns tipos de imóveis, sendo que é muito importante que esta informação seja passada logo no inicio para indicarmos a melhor opção para você.

Qual o tipo de construção do seu Imóvel (alvenaria, madeira, mista)?  - Alguns bancos aceitam realizar operações com imóveis mistos ou de madeira, mas são poucos então se seu imóvel é de madeira ou tem partes em madeiras precisamos ser informados.

O Imóvel está financiado? Se sim qual o banco e saldo devedor? – Isto é importante para avaliarmos se sua renda será suficiente para a nova parcela, que será a soma do seu financiamento atual mais o valor que precisa, além do fato que existem algumas exigências adicionais quando o imóvel ainda está financiado.

Você é sócio ou proprietário de alguma empresa?  - Se você é sócio de alguma empresa, mesmo que esta empresa esteja inativa precisamos desta informação, pois algumas certidões adicionais, referentes às suas empresas serão necessárias, e a HomeCredi vai adiantando o processo para evitar atrasos futuros.

Explique para nós qual o motivo do seu empréstimo? – Esta é a principal pergunta! Todos os motivos são válidos, desde que correspondam a sua real necessidade e planos de utilização do empréstimo. Investir na sua empresa, ampliar ou reformar sua casa, realizar uma viajem que tanto sonhou, ou até mesmo quitar dividas e reorganizar sua vida financeira, com estas informações o banco irá se sentir mais seguro com a operação, não há nada de errado com nenhum motivo, mesmo para quem está negativado ou muito endividado tomar um empréstimo com imóvel em garantia é visto com bons olhos pelos bancos, pois eles entendem que o consumidor quer de fato se reorganizar e oferece como garantia um bem muito importante para ele. Logo nos ajude a entender seu real problema e teremos sempre a melhor solução para você.

Qual sua profissão e como você comprova sua renda? – Muitos clientes nos questionam “Se eu já estou dando meu imóvel como garantia, por que tenho de comprovar renda e de onde eu ganho meu dinheiro?”, e a resposta é muito simples, porque nenhum banco quer lhe tomar seu imóvel. O único interesse dos bancos é que cada consumidor tome a decisão de realizar o empréstimo com garantia com a consciência que deverá pagar este em dia e poder realizar seu projetos de vida com segurança, logo saber quanto o cliente ganha e como ele ganha é sim muito importante. Nos ajude sempre com o máximo de informações e documentos, pois quanto melhore for a sua renda mais rápido e mais barato será a operação de crédito.


 

Documentação Necessária para a Análise de Crédito

 
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Documentos Pessoais

documentacao necessariaRG e CPF, ou CNH; Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e Comprovante de residência –
São necessários os documentos pessoais de todos que participarão do Empréstimo, seja como devedor, compondo renda ou como Garantidor da Operação, aquele que entra com o Imóvel.

matricula do imovelMatricula do Imóvel ou Escritura e Carne do IPTU – Estes são os principais documentos do imóvel, comprovando que ele é realmente seu, sendo que se você não tem certeza de quais documentos realmente possui pode enviar cópia de tudo que possui para que lhe orientemos;

declaracao de quitacaoDeclaração de quitação do Condomínio e Copia da Ata que elegeu o sindico atual – isto é somente para quem mora em condomínio, e serve para que seja verificado a situação financeira do imóvel perante o condomínio. Ter dividas de condomínio não impede a operação, mas devem ser informadas o mais breve possível.

fotos do imovelFotos do Imóvel sendo fotos externas e internas - Podem ser fotos feitas com Celular e nos ajudarão no seu processo de crédito e avaliação do imóvel;

 
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Documentos para a Comprovação de Renda

Para cada situação de renda os documentos variam um pouco, mas no geral todos tem a mesma finalidade, comprovar o quanto se ganha e de onde vem o dinheiro, salvo o Imposto de Renda que é exigido em todos os casos. Vamos analisar cada caso, começando por entender a função do IR na análise de renda:

Imposto de Renda completo do último exercício – O Imposto de renda consolida as informações de renda e patrimônio, de forma que é um importante e indispensável documento para quem quer tomar um crédito de valor mais elevado, como é o caso do empréstimo com imóvel em garantia.

Documentos de Renda para Assalariados ou Pensionistas
documentacao aposentadosEstes irão comprovar a renda com os Holerites ou Comprovantes de crédito da Previdência, e extratos bancários, com estes documentos o banco irá verificar o rendimento médio mensal;

documentacao necessariaCópia da carteira de  trabalho – Será usada para avaliar o tempo de serviço e a evolução profissional;

Comprovação de Renda por Empresários, Comerciantes ou Industriais
Nestes casos a comprovação de renda nunca é feita somente com 1 ou 2 docuementos, mas com a junção de informação de tudo que é pedido, e quanto mais informações são apresentadas, melhor é a aprovação do crédito.

documentacaoExtratos bancários da sua conta Pessoal e da Empresa  sempre meses inteiros – Os bancos querem saber não só quanto você tira da sua empresa como renda, mas o quanto sua empresa fatura e como são as receitas do seu negócio, isto ajuda muito, principalmente na liberação de valores que serão usados como Capital de Giro. A lógica é simples, empresa que vai bem é sinônimo de empresário bem sucedido, logo quanto melhor sua empresa, maior seu crédito.

documentacaoContrato social e última alteração – será usado para ver os percentuais da empresa que cabem a cada sócio;

documentacaoDeclaração do contador informando faturamentos dos últimos 12 meses  - Usada para ver o tamanho e o  crescimento da empresa    Balanço patrimonial e DRE dos últimos 03 anos (quando houver)

 
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Profissionais Liberais e Autônomos
documentacao06 meses de extratos bancários da sua conta Pessoal – o período de 6 meses se justifica pelo fato que como estes profissionais tem a renda muito oscilante a análise de crédito é sempre feita com base na renda média e não na renda de um único mês.

documentacaoProva de filiação de entidade de classe (OAB, CRM, CRC, CREA, CRECI, Créfito e outros) – Isto prova que a atividade exercida é uma ativiade regulamentada, permitindo ao banco uma análise mais tranquila a respeito da origem dos recursos;

documentacaoNo caso de atividades que não possuem entidades de classe, como Vendedores autônomos, pedreiros, eletrecistas, diaristas e outros a apresentação de documentos complementares ajuda a aprovar o crédito. Se dentro das atividades exercidas o profissional possui  Alvará; Licença da Prefeitura; Recibo de serviços  

documentacaoDeclaração de próprio punho explicando qual atividade exerce, como recebe por ela e quanto ganha em média por mês – baseado neste ultimo documento, somado aos anteriores o banco irá checar se as informações de renda conferem e batem como o informado.

  Comprovando Rendas recebidas de Aluguel
documentacao necessaria06 meses de extratos bancários da sua conta Pessoal – o período de 6 meses se justifica pelo fato que como estes profissionais tem a renda muito oscilante a análise de crédito é sempre feita com base na renda média e não na renda de um único mês.

documentacao necessariaMatricula do Imóvel  e Copia simples do contrato de locação – Para validar a origem da renda;

documentacao necessariaCopia simples dos 06 últimos meses dos recibos de locação.


Qualquer que seja sua forma de comprovar a renda, o importante é entender que quanto mais informações forem fornecidas e apresentadas aos bancos, melhor, mais rápida e maior será sua análise de crédito.

Quem possui várias formas de renda não precisa escolher entre uma ou outra, muito pelo contrário, deve apresentar todos os documentos possíveis para cada um dos casos, sendo que tudo se soma e acrescenta no processo de análise e aprovação do crédito.
 



Prazos e Funcionamento dos Processos de Crédito com Imóvel

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1 - Entrevista e Montagem do Processo de Crédito

Após a HomeCredi receber todos os documentos um analista de crédito irá montar e validar a pasta para ser formalmente envida aos bancos. Este processo demora até 48 horas uteis. Neste processo iremos montar os seguintes relatórios para os bancos:


perfilPerfil – Se o cliente atende aos critérios pré-estabelecidos pelo banco (cada banco possui seus critérios de aprovação)

rendaRenda - Comprometimento (dívidas) , valor, documentos comprobatórios.

imovelImóvel- Tipo do Imóvel, Documentos (se esta regularizado parcialmente ou totalmente), região atendida, valor.



2- Análise de Crédito – Banco


Confirmação de valores -  Os bancos confirmam com o cliente a veracidade dos valores de formas diferentes ( e-mail, contato telefônico, simulação, etc.)

Análise de risco – O banco solicita o preenchimento da declaração pessoal de saúde para análise da seguradora responsável por ressarcir o banco em casos de morte.

Esclarecimentos – Caso haja alguma divergência ou dúvida nas informações prestadas, nesse instante é solicitado maiores informações ou documentações ao cliente.

Este 3 itens do processo costumam demorar entre 3 e 7 dias uteis após o cadastramento no banco, dependendo da quantidade e qualidade das informações apresentadas na proposta.


 
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3 - Contratação

Após a aprovação do crédito tem inicio a fase de contratação do crédito, que funciona da seguinte forma:
Vistoria do Imóvel – Avaliação da documentação do imóvel e valor do imóvel e Avalição de Empresa de Engenharia terceirizada e especializada em avaliar imóveis;

Análise jurídica – Solicitado ao despachante retirada de certidões que comprovem regularização, judicial, federal, estadual etc.

Emissão do contrato –   Aprovado em todas as etapas é inseridos os valores da operação e condições negociada com cliente.

Assinatura do contrato – Cliente e banco assinam, reconhecem firma e registram o contrato.


Este processo demora entre 7 e 10 dias uteis, pois dependerá de uma visita de um engenheiro até o seu imóvel, bem como  a inexistência de quaisquer pendências que possam ter sido solicitadas pelo banco a ainda não atendidas.
 

4 – Finalização e Liberação do Empréstimo


Registro – Cliente leva o contrato até o registro de imóveis específico do seu imóvel, posteriormente envia o contrato ao banco.

Liberação do recurso – O valor é liberado em até 03 dias após apresentação do contrato registrado, esse valor é depositado em conta corrente informada no formulário inicial.
 

 Observações: Informações fornecidas aos clientes antes do início da operação.


passos do emprestimo O processo pode ser negado pelo banco em qualquer etapa se forem constatadas alguma irregularidade

passos do emprestimoO banco fará avaliação do imóvel para definir o valor que será concedido de crédito. Isso significa que nem sempre o valor liberado será o valor solicitado inicialmente, o imóvel pode ser avaliado para mais ou para menos. O valor da vistoria pode ser incluso no processo ou o valor é requerido antecipadamente,  a critério do banco. Em casos de desistência do cliente após a vistoria, alguns bancos cobram o valor da engenharia.

passos do emprestimo Os valores dos custos cartorários são de responsabilidade do cliente

passos do emprestimoAlgumas certidões poderão ser solicitadas ao cliente O valor das certidões solicitado ao despachante está inclusos no processo e tem prazo por volta de 10 dias.

passos do emprestimoOs cartórios de registro de Imóveis tem por lei o prazo de 30 dias para registro, habitualmente o contrato é registrado em até 15 dias.
 

Após Contrato assinado:


passos do emprestimoA primeira parcela é paga entre 30 a 90 dias após a emissão do contrato, de acordo com o critério de cada banco;

passos do emprestimoO cliente efetua o pagamento das parcelas sempre via boleto;

passos do emprestimoO cliente pode negociar com banco a amortização extra a qualquer momento, podendo diminuir o numero de parcelas ou prazo.

A duração do processo esta atrelada a um conjunto de fatores:

passos do emprestimoEntrega da documentação completa e rápida -Nada é aceito com pendências dentro dos bancos, e sempre que uma pendência é encontrada a fase do processo é reiniciada;

passos do emprestimoAgendamento de vistoria – se o cliente nunca pode receber o engenheiro o processo atrasa, ou seja quanto mais rápido é a visita ao imóvel, mais rápido a conclusão do processo.

passos do emprestimoEsclarecimentos solicitados – ser claro e preciso nas informações sempre!

passos do emprestimoPrazo do fórum para entrega de certidões – isto foge dos controles de todos os envolvidos, mas não costumam passar de 7 dias;

passos do emprestimoContato efetivo e fácil com cliente – passe o maior numero de telefones possíveis.

Orientador de Crédito

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